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O faturamento do comércio catarinense no Dia dos Pais 2021 cresceu 10,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), divulgada nesta terça-feira (17). Segundo a entidade, o resultado positivo é reflexo do avanço da vacinação e adaptação dos negócios ao período de pandemia.
Considerando a variação de faturamento anual, o setor de vestuário teve aumento de 22% e foi destaque na data. Na sequência, aparecem lojas de multicoisas (+18%), calçados (+18%), perfumes (+15%), livrarias (+9%), e eletrônicos (+4%).
O ticket médio medido pela Federação ficou em R$ 184,62. O valor é 9,5% maior do que os R$ 168,59 registrados no ano passado. Apesar disso, se considerada a inflação percebida pelo IPCA nos últimos 12 meses, de 8,9%, o valor nominal representa avanço de 0,5% frente ao ano passado.
Além disso, esse resultado não recupera as perdas ocorridas no ano anterior, pois permanece em patamar inferior ao período pré-pandemia, onde o ticket médio apresentado foi de R$ 257,19 (2019).
Sobre a forma de pagamento, o pagamento à vista representou 51,9% das compras, dividido nas modalidades de cartão de débito (27%), cartão de crédito (18,6%) e dinheiro (3,9%).
Inflação
"Os efeitos negativos da inflação começam a ficar mais presentes ao analisar o ticket médio. Em termos reais, o valor permanece inferior ao patamar pré-pandemia, queda de 28% frente a 2019 e estagnado em relação a 2020", diz entidade.
Outro ponto citado pela Fecomércio é o aumento da pesquisa de preço. Em 2021, 40% dos empresários afirmam que houve alta neste quesito, contra 37% de 2020 e 31% de 2019.
"A alta na frequência de clientes que realizam a pesquisa de preços e a procura por promoções e preços segundo a percepção dos empresários reforça o impacto da inflação sobre a renda dos consumidores", complementa.
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